Busca na FEM
  antigo site da FEM     webmail    busca FEM     Unicamp Hoje    Mechanical Engineering Faculty

voltar


 
    A Faculdade de Engenharia Mecânica iniciou investimentos no Ensino a Distância. Atualmente essa forma de ensino tem se desenvolvido muito em todo o mundo e traz uma nova perspectiva ao ensino e pesquisa no Brasil. Confira os links abaixo:

Disciplinas on-line desenvolvidas no projeto Reenge Unicamp

Objetivo 

O currículo atual do Curso de Engenharia Mecânica resultou de uma reforma implantada a partir de 1990. Ela foi motivada pela rapidez dos avanços tecnológicos e a crescente informatização dos meios de produção. Buscou-se então formar engenheiros mecânicos com uma visão mais sistêmica, com fluência em ferramentas computacionais e com uma sólida formação básica. Esta reforma resultou numa redução da carga horária até um valor próximo do mínimo exigido pelo MEC através de sua Resolução 48/76.

A redução de horas em sala de aula foi compensada por uma maior carga de trabalho independente e monitorado dos alunos, com auxílio de recursos computacionais modernos. Tornou-se então necessário manter uma busca contínua, nas mais diversas fontes, de recursos financeiros para manter atualizado o sistema computacional da Faculdade a disposição dos alunos de graduação. A FEM dispõe de três salas computacionais exclusivas para alunos de graduação, sendo uma delas para aulas e outras duas para trabalho independente.

A proposta da FEM ao REENGE teve duas finalidades principais, ambas voltadas para a continuidade da reforma curricular iniciada em 1990. A primeira delas referiu-se a uma modernização da capacidade computacional a disposição exclusivamente dos alunos de graduação, através da aquisição de estações de trabalho. A segunda, foi um incentivo a docentes do Curso, para que com a ajuda de Bolsistas ITI, pudessem implementar suas disciplinas de graduação na Rede de Informática (Internet).

Infra-estrutura 

No ano de 1996, o Programa do REENGE na FEM contou com a colaboração da Direção Administrativa da FEM, representada pelas seguintes pessoas:

- Diretor da FEM, Prof. Dr. Douglas Eduardo Zampieri,

- Diretor Associado da FEM, Prof. Dr. Carlos A. C. Altemani,

- Coordenador de Graduação da FEM, Prof. Dr. Sérgio Tonini Button,

- Responsável pela SIFEM, Analista de Sistemas Maria Raquel de Aguiar.

As disciplinas da FEM que foram inseridas na rede Internet ficaram sob responsabilidade dos seguintes professores:

- Prof. Dr. Eurípedes Guilherme de Oliveira Nóbrega

- Prof. Dr. Fernando de Almeida França

- Prof. Dr. Marco Lúcio Bittencourt

O trabalho direto de inserção das disciplinas na rede foi efetuado com a colaboração dos seguintes Bolsistas ITI, patrocinados pelo CNPq através do Programa REENGE:

- Gustavo Covre Loss

- Julieta de Toledo Barros Diederichsen

- Sabine Sirimarco Gomes

Resultados obtidos 

Para a execução do Programa REENGE na FEM em 1996, foi utilizada a infraestrutura da rede computacional de ensino de graduação já existente no início do Programa.

Ao longo do ano foram adquiridos diversos equipamentos e softwares novos de informática, que já estão a disposição dos alunos de graduação da FEM. Estas aquisições representaram uma contribuição muito importante para a infraestrutura computacional a disposição exclusiva do ensino de graduação. Pela primeira vez, foram alocadas estações de trabalho somente para essa finalidade. Elas permitirão uma capacidade ampliada dos trabalhos de ensino de graduação na FEM.

Os equipamentos adquiridos com recursos do REENGE neste ano foram os seguintes:

- 5 Estações de Trabalho equivalentes a Sparc 4 da Sun

- 1 Estação de Trabalho Servidora Sparc 5 da Sun

- 1 Plotter colorida da HP

- 1 impressora laser da HP

A aquisição de softwares tanto para o ensino direto quanto para suporte de ensino de graduação tambem foi efetuado. O material adquirido no ano de 1996 foi constituído de:

- AUTOCAD - versão 13 - 10 licenças

- MATH-LAB com SIMULINK - 3 licenças

- SYS-NOISE - 1 licença

- SMART-CAM - 20 licenças

 

 





 


© 1996-2004 Faculdade de Engenharia Mecânica- Unicamp
Rua Mendeleiev, s/n - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP